Estreia nesta sexta-feira o documentário Ser Criança no Canal Futura
O documentário SER CRIANÇA produzido pela Transe filmes, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, e com apoio do Canal Futura, apresenta universos tão diversos de jovens gaúchos atingidos por realidades do trabalho na infância e adolescência.
O filme-documentário “Ser criança – um olhar para a infância e a juventude diante do trabalho no Brasil”, com 26 minutos de duração, que estreia nacionalmente na próxima sexta-feira, 12 de outubro, Dia da Criança, às 20h, no Canal Futura mergulha de forma inédita em um tema latente e profundo do Brasil: mais de dois milhões de crianças são afetadas por diferentes formas de trabalho no país.
Além da estreia no Futura, o filme terá projeção no Instituto Ling em Porto Alegre, no dia 16 de outubro (terça-feira), às 18h, com entrada livre.
A sessão contará com personagens da narrativa, em conversa com o público, relatando suas experiências de vida. A mediação será dos diretores do documentário e da coordenadora da Coordenadora Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT), procuradora Patrícia de Mello Sanfelici.
Para Patrícia, que também é personagem do filme, “temos que romper com esta história permanente de vulnerabilidade das crianças que trabalham, pois o trabalho infantil é resultado disso e retroalimenta esse ciclo”. Acácio Jacinto, diretor de programação do Canal Futura, destaca que o documentário permitirá ao Futura promover – a partir de um quadro de realidades do Sul do Brasil – amplo debate e ações de conscientização sobre este tema que a sociedade brasileira precisa enxergar e enfrentar, em seus diferentes contextos regionais.
O filme foi produzido pela Transe filmes, com direção de André Costantin e Nivaldo Pereira, produção executiva de Daniel Herrera, em parceria com o MPT e o Canal Futura (Fundação Roberto Marinho), com pesquisa de Geslline Giovana Braga.
Serviço
– Ser Criança (documentário – duração: 26 minutos)
– Estreia no Canal Futura: dia 12/10, às 20h.
– Projeção e debate no Instituto Ling: dia 16/10, às 18h.
Rua João Caetano, 440 – bairro Três Figueiras, Porto Alegre. (fone 51 3533 5700)
Mais informações no MPT: (51) 3220-8200 (Bruna)